:
top of page

Regeneração pelo Espírito Santo

Foto do escritor: Nando RodriguesNando Rodrigues


Ouça o Áudio Nando Rodrigues

A natureza humana, sem a intervenção do Espírito Santo, tem sua inclinação natural voltada para o pecado. Paulo, em Romanos 8:5-8, nos diz que toda a inclinação da carne é inimizade contra Deus, trazendo morte e sofrimento. Desta forma, aquele que vive pela inclinação da carne, ou seja, os incrédulos, não pode agradar a Deus, pois toda carne é incapaz de se submeter às leis de Deus.

Ao falar sobre as inclinações da carne, Paulo se refere à natureza pecaminosa que existe em nós e que, antes da regeneração que há em Cristo Jesus, operada pelo Espírito Santo, prevalece sobre toda a vontade, nos levando a atender seus desejos pecaminosos. MacArthur, em seu comentário sobre esta passagem, menciona que a expressão "quem vive segundo a carne" faz referência a "uma orientação básica da mente, uma mentalidade que inclui as afeições, os processos mentais e a vontade de uma pessoa". Baseados no comentário de MacArthur, entendemos que a tendência natural daqueles que não foram regenerados pelo Espírito Santo, ou seja, os descrentes, é na direção contrária de Deus. Seus pensamentos, vontades, interpretações acerca da vontade de Deus e preferências não estão alinhados, nem podem estar, à vontade do Senhor.

Este alinhamento mental com os ensinamentos do Senhor, que podemos resumir na expressão "modo de pensar unido em um só propósito", foi citado por Paulo na carta aos Filipenses, capítulo 2, verso 2, quando exorta os cristãos de Filipos sobre a necessidade do amor fraternal e da humildade. Paulo diz:

"Portanto, se existe alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há profundo afeto e sentimento de compaixão, então completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor e sendo unidos de alma e mente."

A regeneração da natureza humana, operada pelo Espírito Santo, como um ato da soberania de Deus, ou seja, um ato que depende única e exclusivamente da vontade de Deus, resgata o homem de uma incapacidade de lutar contra as inclinações pecaminosas e o preenche com o poder de resistir e vencer tais inclinações. Além deste empoderamento, o homem regenerado passa a ter novas inclinações. Estas inclinações, agora, não são mais na direção do pecado e das vontades do inimigo, mas na direção de Deus Pai e de Sua vontade.

A partir daí, o homem passa a ser uma nova criatura. Passa a viver uma nova vida.

O Espírito Santo inicia Sua operação capacitadora neste novo homem regenerado, despertando-o para o desenvolvimento de novas atitudes, novas ações, novas disposições, nova coragem. O homem regenerado passa a querer expressar, por meio de sua vida, o que Eurico Bergsten chama de os 9 gomos que formam uma mesma fruta, que são as virtudes, ou frutos do Espírito Santo: paz, alegria, amor, paciência, mansidão, fidelidade, bondade, benignidade, longanimidade e o domínio próprio. Todos frutos da caridade, que é um atributo do próprio Deus.

Além de uma nova vida, evidenciada pela expressão dos frutos do Espírito Santo, o homem também recebe a capacitação para compreender a mensagem de Deus, ou seja, é capacitado para conhecer o Evangelho de Cristo, crendo, com fé e confiança.

O homem incrédulo, ou seja, que vive segundo a carne, conforme Romanos 8:5, não tem a capacidade de, por si só, compreender a mensagem de Deus, pois o deus deste século cega seu entendimento, impedindo-o de ver a luz do Evangelho da Glória de Cristo, como a Palavra inspirada de Deus nos ensina em 1 Coríntios 2:14.

Ao ser regenerado pelo Espírito Santo, o homem é liberto desta escuridão, ou seja, é resgatado do domínio das trevas e levado para a maravilhosa luz de Cristo. Ao entrar nesta luz, ao alcançar este estado de iluminação, é-lhe concedida por Deus a capacidade de discernir as coisas do Espírito, pois tais coisas só são discernidas espiritualmente.

O despertar de uma nova natureza, com novas inclinações e motivada pela vontade de Deus, orientada na direção da expressão de Suas virtudes, frutifica e se fortalece. Na mesma passagem de Romanos 8:5-8, a Palavra inspirada nos ensina que o homem que vive segundo o Espírito se inclina para as coisas do Espírito, e estas coisas trazem a vida e a paz, sendo eficazes para agradar a Deus Pai.

Portanto, toda a transformação e regeneração da natureza humana, que dá origem a uma nova vida, frutífera, próspera e empoderada pelo Espírito Santo de Deus, é oferecida e concedida pelo próprio Deus.

Que você seja tocado pela soberania de Deus e que possa frutificar no Espírito do Senhor, respondendo de forma positiva ao Seu chamado. E que este seja um chamado verdadeiramente eficaz em sua vida. Amém.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Evangelizadores

Está é uma iniciativa privada, criada e sustentada por Fernando Rodrigues.

Políticas

Política de entrega dos serviços e produtos:

Todos os produtos e serviços oferecidos são digitais, com prazo de entrega de até 5 dias úteis após a confirmação de pagamento. 

Política de troca e direito de arrependimento:

É garantido o direito de troca do produto, dentro do prazo legal, assim como a garantia de 7 dias, de acordo com a legislação vigente.  

Contato

Endereço: Quadra 25, Cj B, lote 6 - Águas Lindas de Goiás/GO, CEP 72910250

Contato . fernandobdf@gmail.com

Telefone - +55 61 98678 3532

71224831187

bottom of page